Cerimônia de entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar é realizada em Dias d’Ávila

Publicado em: 13/09/2018 - 17:17:29

Na tarde desta quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em cumprimento ao estabelecido em agenda junto ao Comando da 6ª Região Militar, realizou, na Câmara Municipal de Vereadores, a Cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), bem como, o Juramento e o Compromisso à Bandeira, a, aproximadamente, 500 jovens alistados no município entre os anos de 2016 e 2018.

Para o estudante, Gabriel Malaquias, 18 anos, o patriotismo é muito importante. “Temos que ter amor a Pátria, temos que ter um compromisso com a sociedade, honrar o nosso país, cumprir com todas as nossas obrigações, servir quando for chamado e, principalmente, honrar a camisa brasileira, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade. Temos que entender o que é o Hino Brasileiro e seguir todos os ideais que ele prega”, pontuou.

Durante a cerimônia, presidida pelo Tenente Coronel Silva, da 6ª Região Militar, foi destacado que, mesmo dispensado de suas obrigações militares, os jovens, como cidadãos brasileiros, possuem responsabilidades perante a Pátria. Os jovens dispensados proferiram o juramento à Bandeira Nacional e entoaram o Hino Nacional. Finalizando o ato cívico, o mestre de cerimônia proferiu o encerramento do evento seguido da entrega dos Certificados.

O juramento à bandeira é uma cerimônia em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais. O CDI é um documento de grande importância para todo cidadão, pois, sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, a exemplo do Titulo de Eleitor.

Os jovens que não participaram da cerimônia de entrega de certificados, devem procurar a Junta de Serviço Militar do município para fazer a retirada do seu documento.

O evento contou com a presença do Vice Prefeito, Geraldo Requião; da Vice Presidente da Câmara de Vereadores, Maria Imperatriz; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Nascimento; do Delegado da 6ª Região do Serviço Militar, Capitão Góes; do Comandante da 36º CIPM, Major Sérgio Dias; do Subcomandante da 36º CIPM; Capitão Cláudio; de autoridades locais e de diversos segmentos da sociedade.