Com recursos próprios Prefeitura de Dias d’Ávila inicia Tempo Integral na Educação Infantil

Publicado em: 11/07/2018 - 16:59:29

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Educação (SEDUC) realizou, na manhã desta quarta-feira (11), no auditório de Centro Administrativo, um encontro com os pais e responsáveis de alunos de 4 e 5 anos, para a apresentação do projeto do Tempo Integral na rede municipal de ensino.

O Tempo Integral nas escolas vai alcançar 85% dos alunos matriculados na Educação Infantil, o que significa beneficiar em torno de 1.100 alunos com idades de 4 e 5 anos, possibilitando que essas crianças entrem no fundamental I (1º ao 5º ano) com um desempenho muito mais efetivo no que diz respeito a aprendizagem. Todos os recursos utilizados neste projeto são próprios e, além de oferecer 3 refeições por dia a escola vai oferecer ainda aulas de teatro, artesanato, música e dança, atividades de lazer,  cultura e esporte. O que promete animar as escolas no turno oposto ao da aula regular.

O Secretário de Educação, Francisco Lessa, está super confiante com essa nova metodologia. “Posso afiançar com toda segurança que é algo inédito aqui em Dias d’Ávila e inédito na região do entorno. Outros municípios já demonstram interesse em conhecer nossa proposta. Além do Tempo Integral pra essas crianças de 4 e 5 anos, nós  criamos, no final de maio, começo de Junho, mais 270 vagas nas creches, que é também Tempo Integral, com 4 refeições por dia (café da manhã, merenda, almoço e jantar leve). Estamos associando educação, aprendizado e também questões relacionadas a nutrição, ao emprego dos pais e o começo do processo de educação dessas crianças”, pontuou o Secretário.

Com esse novo formato vai possibilitar que os pais tenham mais tempo para se dedicarem a uma atividade profissional, que tá associado a geração de emprego e renda no município.

Para Daiane Oliveira, moradora do Parque 3, é uma satisfação imensa poder oferecer uma educação integral e de qualidade ao seu filho. “A gente que trabalha o dia todo ficava muito difícil pagar uma pessoa, com o salário que a gente recebe. Assim nossas crianças ficam acolhidas, bem melhor do que tá na rua brincando desprotegida. É um presente que recebemos. Quanto a  alimentação o meu filho tem uma atenção redobrada. Pelo menos da minha parte eu to contente e feliz”, explanou Daiane.

O encontro contou com a participação da Subsecretária de Educação, Graça Santana; da Gerente Pedagógica, Rosenir Rodrigues, da Gerente de Gestão Escolar, Jeane Pinto; das Diretoras e Coordenadoras das escolas; dos monitores; dos pais e responsáveis pelo alunos e membros da Seduc.