Maternidade de Dias d’Ávila realiza primeiro Teste do Coraçãozinho

Publicado em: 08/08/2018 - 13:59:34
Maternidade de Dias d’Ávila realiza primeiro Teste do Coraçãozinho

A Prefeitura de Dias d’Ávila segue investindo na melhoria dos serviços de saúde ofertados à população. Desta vez, os beneficiados são os bebês nascidos na Maternidade do Hospital Municipal Dilton Bispo de Santana, que passam a realizar o Teste do Coraçãozinho nas primeiras 24horas de vida.

O Teste do Coraçãozinho é um exame realizado através de um sensor externo (oxímetro) e é um excelente instrumento de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas, a fim de buscar melhorias nas condições de diagnóstico e tratamento das crianças cardiopatas. O exame é indolor, não invasivo e tem um baixo custo.

O médico clínico, Drº Alécio Silva Costa, explica que o Teste do Coraçãozinho irá proporcionar uma identificação precoce de complicações cardíacas em bebês. “Com a realização desse exame vamos poder realizar um atendimento mais adequado e rápido, que, com certeza, vai evitar várias complicações futuras nos recém-nascidos”, aclarou o médico.

É importante destacar que a Unidade Hospitalar já realiza o Teste do Pezinho, o Teste do Olhinho e agora o Teste do Coraçãozinho. O Teste da Orelhinha é realizado por via ambulatorial, mediante marcação. Outra grande novidade é que todas as crianças recém-nascidas só recebem alta hospitalar após serem vacinados contra a BCG e Hepatite B, e com a consulta marcada para a visita a Pediatra no Posto de Saúde.