Mutirão de Mamografia e Preventivo Ginecológico é iniciado em Dias d’Ávila

Publicado em: 04/12/2018 - 16:10:54
Mutirão de Mamografia e Preventivo Ginecológico é iniciado em Dias d’Ávila

Na manhã desta terça-feira (04), o município de Dias d’Ávila, em parceria com o Governo do Estado, deu início ao mutirão de Mamografia e Preventivo Ginecológico. Os exames estão sendo realizados numa Unidade Móvel – Hospital da Mulher, estacionado na Praça do Imbassaí e serão realizados até a próxima sexta-feira (07).

A Prefeita, Jussara Márcia, explica que as ações de prevenção e promoção da saúde da mulher acontecem durante todo o ano, em todas as Unidades de Saúde do município. “Esta Unidade Móvel foi viabilizada através de um grande esforço nosso, junto ao Estado, e é uma ferramenta muito importante na prevenção e no combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero”, pontuou a Gestora.

A Unidade é equipada com um mamógrafo e dois consultórios ginecológicos, onde serão atendidas mulheres de 40 a 69 anos para realização de exames de mamografia e de 25 a 64 anos para realização de preventivo. Diariamente são disponibilizadas, 160 senhas para realização de exames de preventivo ginecológico e 70 para exames de mamografias. Ao final do mutirão serão atendidas cerca de 920 mulheres.

Marilene da Silva, 41 anos, fala sobre a importância da vinda do mutirão para o município. “Com a vinda da Unidade Móvel é mais fácil as mulheres realizarem esses exames de prevenção. Esse procedimento salva muitas vidas, pois existem mulheres que já tem a doença, mas não sabem”, declarou Marilene.

Para realizarem os exames as mulheres devem comparecer ao local munidas dos documentos de Identidade (RG), CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência (original e cópia).