Prefeitura dá início à campanha de vacinação contra raiva animal

Publicado em: 04/07/2018 - 16:53:17
Prefeitura dá início à campanha de vacinação contra raiva animal

A Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) deu início, nesta quarta-feira (04), à campanha de vacinação contra raiva animal (antirrábica). Se o seu bichinho ainda não foi vacinado, você tem até o dia 04 de agosto para vaciná-lo.

O cão, conhecido como o melhor amigo do homem, pode transmitir até quatro tipos de doenças, entre elas a raiva que é considerada uma doença fatal e que pode atingir todos os mamíferos terrestres, inclusive o ser humano. Causada por um vírus, a raiva não possui sintomas iniciais, a contaminação acontece através de mordidas ou quando há contato da saliva do animal em ferimentos humanos. Lavar imediatamente a área com água e sabão e em seguida procurar ajuda médica é a melhor forma de evitar a contaminação. A doença também pode ser transmitida por gatos, morcegos, ratos e mamíferos silvestres como esquilos, raposas e lobos.

A campanha de vacinação antirrábica é gratuita e acontece uma vez por ano em todo país. A vacinação é a principal forma de prevenção e controle desta doença no meio urbano. Cães e gatos saudáveis podem ser vacinados a partir de três meses de idade, inclusive no cio. Além da vacinação alguns cuidados gerais devem ser tomados. Levar o animal regularmente ao veterinário, lavar as mãos após lidar com eles, evitar que as crianças brinquem em locais frequentados por cães e gatos e usar luvas sempre que precisar manusear o solo (para tratamento de plantas), são algumas das maneiras de evitar a doença.

Confira abaixo o cronograma. Verifique a data e o posto de vacinação mais próximo da sua residência e retribua todo o afeto que o seu bichinho tem por você.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CRONOGRAMA