Prefeitura realiza campanha de combate ao tabagismo

Publicado em: 11/07/2018 - 16:45:23
Prefeitura realiza campanha de combate ao tabagismo

Nesta quarta-feira (11) a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou, na Unidade de Saúde do Centro, um encontro com os fumantes que participam do Programa de Combate ao Tabagismo no município.

Inicialmente este programa está sendo instituído nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Centro, Concórdia, Entroncamento e Parque Petrópolis. A escolha das USF’s se deu a partir da avaliação do perfil epidemiológico com todos os pacientes cadastrados que manifestaram o interesse em parar de fumar.

O Secretário de Saúde, Caio Clécio, explica que o programa não impõe ao paciente deixar de fumar, essa é uma decisão que só pode ser tomada pela própria pessoa. “Sabemos que o prejuízo pra nossa saúde é muito grande. Eu inclusive tenho a alegria de fazer parte deste Programa, estou vindo aqui para a consulta, também sou fumante e vou parar de fumar, já determinei isso na minha vida. Esperamos conseguir combater esse hábito de fumar que é tão danoso e causa doenças cardiovasculares”, pontuou o Caio.

O Programa conta com uma equipe de profissionais interdisciplinares (médicos, enfermeiros, educadores físicos, psicólogos) e, para além do tratamento que é habitual, a Prefeitura está inovando, pois conta com práticas integrativas e complementares, a exemplo da auriculoterapia, que tem ajudado substancialmente às pessoas a pararem de fumar.

É importante frisar que nem todo paciente, usuário de tabaco, precisa necessariamente fazer uso do medicamento e do adesivo. A Secretaria de Saúde informa que tem relatos de pessoas que reduziram mais de 80% no hábito de fumar apenas com as práticas complementares e integrativas.

Para maiores informações sobre o Programa deve-se entrar em contato através do telefone 3648-3608, com a Secretaria de Saúde ou com a Coordenação de Assistência Farmacêutica do município.