Prefeitura realiza mobilização em combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em: 17/05/2018 - 11:44:10

Na próxima sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Dias d’Ávila, através da Secretaria de Desenvolvimento e Proteção Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), irá realizar uma mobilização a fim de colaborar no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a Ação de Mobilização e Prevenção, que será realizada das 8h às 12h, na Praça dos Três Poderes, haverá entrega de panfletos, orientações, informações, apresentação de vídeos e atividades, realizados pela Assistente Social e Psicóloga do CREAS. Do dia 21 a 25 de maio as mobilizações acontecerão nas escolas da zona urbana e rural.

Para a Coordenadora do CREAS, Samanta Leite, trabalhar o enfrentamento à violência sexual faz parte da rotina do Centro de Referência. “Estamos sempre dialogando com a rede, com pais, profissionais e pessoas da comunidade. Percebemos que era a hora de falar diretamente com quem sofre. Então, a Semana Faça Bonito nasceu da necessidade de orientar nossas crianças a se protegerem contra os abusos e explorações”, pontuou Samanta.

Para combater esse tipo de crime, além da prevenção, é necessário que os casos sejam denunciados e, para isso, quem souber de algum caso de violência sexual infantil, deverá procurar o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e/ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, número 100.

O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, após o sequestro de uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), que foi violentada e cruelmente assassinada e os seus agressores nunca foram punidos. Devido a grande mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio tornou-se o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Vamos proteger as nossas crianças e adolescentes. Você pode agir! Faça Bonito e disque 100.