Solenidade marca comemoração dos 40 anos do Pólo Industrial de Camaçari

Publicado em: 05/07/2018 - 17:36:18
Solenidade marca comemoração dos 40 anos do Pólo Industrial de Camaçari

Na manhã desta quinta-feira (5), foi realizado no teatro da Cidade do Saber, uma cerimônia em comemoração aos 40 anos do Pólo Industrial de Camaçari, complexo que reúne atualmente cerca de 90 empresas dos mais diversos setores.

Inaugurado em 1978, atualmente o Pólo tem um faturamento anual de US$ 15 bilhões, 45 mil empregos, direto e indireto e é responsável por 30% das exportações da Bahia e 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Em 2019 o Complexo Industrial vai contar com uma nova unidade do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, vinculado ao Senai Cimatec, que dará suporte a projetos de atualização tecnológica e inovação. O investimento será de R$ 85 milhões, feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Nascimento, os 40 anos do Pólo foi uma oportunidade para uma reflexão do histórico da implantação e também um momento de reflexão sobre o futuro. “Para os próximos anos o município de Dias d’Ávila terá muitas novidades no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. Serão instaladas duas termoelétricas, uma fábrica de insulina e uma fábrica de gona xantana. Centenas de empregos serão gerados, o que irá movimentar a economia e oferecer uma melhor qualidade de vida para a população de Dias d’Ávila”, pontuou Gilmar.

As empresas farão parte do grupo do Pólo Industrial. A fábrica de insulina, medicamento utilizado no tratamento da diabete, atenderá 50% da demanda do Ministério da Saúde para as insulinas de maior uso no país – a Regular (R) e a de ação prolongada (NPH). As termoelétricas movidas a diesel, pertencentes ao grupo chinês CCETC, usará 70% de mão de obra da cidade.

Localizada no município de Dias d’Ávila a unidade Caraíba, pertencente ao grupo Paranapanema, é uma das principais empresas do Pólo, com 580 mil tonelada de capacidade instalada é responsável pela maior exportação do estado e uma das principais empresas da Bahia.

O evento contou com a participação do Presidente do Cofic, Marcelo Cerqueira; do Superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães; da Prefeita Jussara Márcia; do Vice Prefeito, Geraldo Requião; do Presidente da Câmara, Dr José Carlos; da Vice Presidente da Câmara, Maria Imperatriz; dos vereadores, Ivone Mucugê, Zene Couto e Thiago Saraiva; dos Secretários, Gilmar Nascimento e Jerônimo Couto; do Vice Prefeito de Camaçari, José Tude e diversas autoridades do setor público e privado.