CASO SUSPEITO:

Pessoa que resida ou tenha viajado nos últimos 14 dias para uma área com ocorrência de transmissão de dengue ou com presença do mosquito Aedes aegypti e que apresente febre, manifestada entre 2 e 7 dias, combinada com dois ou mais dos seguintes sintomas: náusea, vômitos, exantema, mialgia, artralgia, cefaléia, dor retro-orbital, petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia.

APRESENTAÇÃO:

Este Boletim Epidemiológico é produzido semanalmente pela Gerência de Vigilância em Saúde (GEVISA), através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (VIEP), da Secretaria de Saúde do município de Dias d’Ávila. As informações sobre dengue apresentadas neste Boletim são referentes as notificações municipais, ocorridas da Semana Epidemiológica (SE) 01 até a SE 23 de 2024 disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN Online. Todos os dados deste Boletim são parciais e provisórios, sujeitos à alteração, podendo ocasionar diferenças nos números de uma Semana Epidemiológica (SE) para outra.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA:

A Secretaria Municipal de Saúde, conforme responsabilidade sanitária e cuidados padrões preconizados pelo Ministério da Saúde, vem a público informar que o município de Dias d’ Ávila, até o dia 07/06/2024, já registrou 113 notificados de DENGUE, onde 73 casos foram descartados (resultado NÃO REAGENTE), 23 (quatorze) casos prováveis e 17 (dezessete) são positivos. Até o momento não foi confirmado nenhum óbito.

ORIENTAÇÃO À POPULÇÃO:

Solicitamos aos cidadãos diasdavilenses que em caso de sinais e sintomas, procure o serviço municipal de saúde (USF’s- Unidade de Saúde da Família das 08:00 as 17:00, de segunda a sexta-feira e UPA- Unidade de Pronto Atendimento, 24 horas). Os profissionais de saúde estão preparados para prestar orientações e demais encaminhamentos frente às demandas que forem apresentadas. Manteremos a população atualizada quanto à situação epidemiológica do município, divulgando boletim informativo semanalmente.

Assessoria de Comunicação – ASCOM/PMDD